Este foi o meu pensamento da primeira vez que ouvi esta palavra. Lá me explicaram e a curiosidade foi tão forte que depois de mais algumas pesquisas decidi tirar o curso e aprofundar ainda mais o meu conhecimento.
Mas afinal, o que é a reflexologia?
A definição diz que é uma terapia que se baseia no princípio de que temos nos nossos pés e mãos zonas reflexas que correspondem a órgãos e áreas anatómicas do nosso corpo e que, ao serem estimuladas por determinados estímulos (pressão), levam o corpo a equilibrar-se.
Traduzindo por outras palavras, nos nossos pés e mãos temos um verdadeiro mapa do corpo humano. Ao pressionar cada um destes pontos, transmitimos informação ao Sistema Nervoso Central, que por sua vez irá atuar sobre cada um dos órgãos correspondentes.
Desengane-se quem ache que estamos a falar de uma simples massagem nos pés e que vão apenas relaxar um bocadinho!
É uma verdade que um dos principais benefícios da reflexologia, é efetivamente o relaxamento profundo, mas os efeitos da reflexologia vão bem mais fundo: estímulo direto de todos os órgãos do corpo, melhoria da circulação sanguínea e linfática, melhor comunicação nervosa, melhoria da função digestiva e respiratória e reforço do sistema imunitário. Além de todos estes benefícios físicos, tem ainda muitos benefícios a nível mental e emocional, tal como a libertação de endorfinas, aumento dos níveis de serotonina, estabilidade emocional e uma sensação de bem-estar generalizada.
E como funciona efetivamente?
Embora seja uma terapia energética, baseada na premissa de que o nosso corpo é um campo de energia, em que esta energia flui harmoniosamente por canais subtis por todo o organismo, nos chamados meridianos (amplamente estudados na Medicina Tradicional chinesa – MTC), e em que o terapeuta emite campos eletromagnéticos gerados a partir das suas mãos, que influenciam as células e ativam os mecanismos responsáveis pelo equilíbrio e bom funcionamento do corpo, é também uma terapia com uma forte base científica.
Nos nossos pés temos cerca de 7200 terminações nervosas, que ao serem pressionadas ao longo do tratamento de reflexologia irá proporcionar um estado de bem-estar e uma melhor comunicação nervosa. Além disso, na nossa pele temos uns pequenos corpúsculos, responsáveis por transmitir informação ao sistema nervoso central, provocando sensações de bem-estar e estimulando o sistema nervoso parassimpático, que é o principal responsável por fazer com que todos os órgãos e sistemas do nosso corpo funcionem na perfeição.
Durante um tratamento de reflexologia, estimulamos ainda a circulação periférica sanguínea e linfática, o que induz uma sensação de leveza nos pés e pernas. Ao aumentar o nível de oxigénio no sangue, permite libertar os depósitos de minerais, resultantes do metabolismo celular e que têm tendência a acumular-se nos membros inferiores devido à ação da gravidade.
Falo-vos ainda de duas hormonas importantes, cujos tratamentos de reflexologia ajudam a potenciar no nosso organismo: a serotonina, produzida maioritariamente no nosso intestino, e cuja diminuição provoca alterações de humor, emoções, ansiedade e depressão entre outros sintomas e a endorfina, produzida pelo nosso sistema imunitário, e que é a principal responsável pela sensação de bem-estar, alívio da dor e diminuição da ansiedade. Ao estimular estes reflexos conseguimos atuar diretamente em muitas patologias do foro psicossomático, bem como doenças causadas por stress, além de garantir o prolongamento da sensação de bem-estar alguns dias após o tratamento.
Mas será que este tratamento é para mim? Será que não vai agravar a minha situação ao invés de melhorar?
Posso-te garantir que este é um tratamento 100% seguro, não invasivo e que pode ser aplicado em qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer condição física. No entanto, é importante, antes de um tratamento, falar com o terapeuta abertamente e comunicar o estado de saúde atual, bem como algumas condicionantes que existam, para que o terapeuta possa adequar o tratamento à condição especifica de cada paciente.
Depois de saber tudo isto é impossível não ficar curioso e não querer experimentar uma sessão. Eu apaixonei-me… e tu? Vais querer sentir “A felicidade na planta do pé”?
Add comment