Recebo regularmente várias questões sobre cristais para ajudar a lidar com a ansiedade e uma das coisas que refiro sempre é que é extremamente importante perceber a origem da ansiedade para sabermos a melhor forma de agir. A verdade é que a ansiedade por si só é algo natural, faz parte de nós e devemos lidar com ela de forma despreocupada.
Quando a ansiedade escala para níveis mais preocupantes, onde começa a impactar a tua vida e a tornar-se uma patologia, deves acima de tudo procurar ajuda especializada – psicoterapia por exemplo. Ou seja, os cristais podem ser um ótimo complemento mas não curam nenhum tipo de ansiedade.
Mas quando falamos de usar criastais para ajudar a equilibrar a nossa energia mental podemos sim mergulhar fundo no universo cristalino e trazê-los diariamente para o dia a dia de forma a melhorar a nossa qualidade de vida. A verdade é que nos últimos 2 anos devido à pandemia são muitas as pessoas que sentem ter piorado muito na sua saúde mental.
A maioria das pessoas a quem dou aulas de Yoga – seja presencialmente ou online – sentiu-se muito mais sedentária depois do início da pandemia. Muitos abandonaram a exercício durante muito tempo, passaram muito mais horas sentados devido ao teletrabalho e sentiram-se mais sozinhos. Resultado: mais sedentarismo, um sistema imunitário mais frágil e mais tempo em casa agarrados às redes sociais.
Ora três das coisas que eu mais amo são cristais, yoga e respiração focada para potenciar o serenar da mente e é por isso que diariamente escolho cada um destes elementos para me ajudar a mim – e aos meus alunos – a conseguirem uma maior estabilidade mental.
A verdade é que os cristais ajudam-nos a aceder energeticamente à nossa essência.
Despertam-nos e são uma ferramenta de trabalho muito poderosa para velhas feridas emocionais e crenças limitadoras que temos. Eu acredito que a nossa mente dita em parte a nossa qualidade de vida, ora se continuamos agarrados à velha bagagem emocional, falsas histórias sobre nós mesmos ou traumas, a nossa mente não evolui, e com isso estamos sempre no mesmo lugar.
Uma mente estável é uma mente saudável, não é à toa que a meditação é considerada a medicação da mente e os cristais podem ajudar-nos a cultivar este cuidado, ao trazerem-nos ao momento presente. Mais foco e uma vida mais intencional este é o objetivo e podemos sim usar os cristais de forma diária para promover este estado. E como fazemos isto? Vê abaixo a sugestão que te deixo.
1 – Escolhe um cristal ligado à terceira visão – ametista, olho de falcão ou serpentina e ainda na cama começa o dia com um destes cristais colocados neste chakra (no meio sobrancelhas) entre 5 a 10 minutos para potenciar o teu estado medidativo. Procura levar a tua atenção para a respiração fazendo ciclos de 4 tempos – inspira em 4 e expira em 4).
2 – Depois deste tempo em silêncio e ainda com o cristal neste chakra repete cada frase 3 vezes:
- “Eu sigo a minha intuição”,
- “Eu vejo e penso de forma clara”,
- “Estou completamente conectada/o ao meu eu superior”
3 – Respira profundamente em 4 tempos e expira conscientemente em 4 tempos sentindo todo o teu corpo a ser revigorado por esta energia de expansão que estás a trazer à tua mente.
4 – Retira o cristal do centro da tua testa e leva-o contigo durante o dia. Será o teu cristal mestre durante todo o tempo em que estiveres a fazer este trabalho de nutrires a tua mente. Este exercício é particularmente útil quando estás numa fase de manifestação pessoal por isso recomendo que o faças no mínimo 3 vezes por semana antes de começares o teu dia de trabalho.
5 – Para que a energia entre ti e o cristal se mantenha sempre a circular, vai-lhe tocando durante o dia.
Espero que tenhas gostado deste ritual.
Se gostaste deste artigo partilha-o no Pinterest.