“Respira e não pira” – incluí Ritual de Respiração para os momentos de ansiedade
A ansiedade é uma emoção natural e comum que todos nós experienciamos em determinados momentos da nossa vida. É aquela sensação de preocupação, nervosismo, ou medo em relação a algo que pode acontecer no futuro. É uma resposta do nosso corpo a situações de perigo, e pode ser muito útil em algumas situações, pois ajuda-nos a estar alerta e a lidar com desafios.
No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, intensa ou persistente, ela pode transforma-se num distúrbio. Neste caso, a ansiedade pode afetar negativamente a vida da pessoa. Os sintomas de ansiedade podem incluir preocupação constante, nervosismo extremo, tensão muscular, sensação de aperto no peito, batimentos cardíacos acelerados, insónia e dificuldade de concentração.
Portanto, a ansiedade é uma reação natural do corpo que pode ser benéfica em certas circunstâncias, mas quando se torna exagerada ou crónica, pode ser um problema que requer atenção e, possivelmente, tratamento.
Como podemos utilizar as práticas de respiração a nosso favor?
A respiração adequada desempenha um papel fundamental na gestão da ansiedade.
Aqui estão alguns dicas de como a respiração, pode ajudar quem sofre de ansiedade:
- Relaxamento do sistema nervoso: Quando estamos ansiosos, o sistema nervoso simpático é ativado, desencadeando uma resposta de “luta ou fuga” no corpo. A respiração lenta e profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por relaxar o corpo e reduzir a resposta ao stress. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e a sensação de tensão.
- Foco e atenção plena: Concentrar-mo-nos na respiração durante momentos de ansiedade pode servir como uma bússola, ajudando-nos a direcionar a atenção para o presente. Isso pode interromper os pensamentos ansiosos, e permitir que nos sintamos mais calmos e centrados.
- Redução do stress: A prática regular de técnicas de respiração, como a respiração profunda, a respiração abdominal e a respiração diafragmática, pode reduzir a reatividade do corpo ao stress ao longo do tempo.
- Melhoria na qualidade do sono: A respiração adequada também pode ajudar-nos a adormecer mais facilmente e a ter um sono mais repousante. A insónia é frequentemente associada à ansiedade, e técnicas de respiração podem promover um estado de relaxamento que facilita o sono.
É importante percebermos que a eficácia da respiração no controle da ansiedade pode variar de pessoa para pessoa, e as técnicas de respiração podem precisar ser praticadas regularmente para obter melhores resultados. Existem várias técnicas, abaixo deixo-te uma que amo fazer.
Ritual de respiração para os momentos de ansiedade:
- Prepara o teu espaço acendendo uma vela
- Senta-te de forma confortável, e segura num Mangano Calcite
- Começa por inspirar e expirar profundamente, para ires descontraindo e relaxando
- Inicia a respiração mágica 4:6, ou seja, inspira contando mentalmente até 4 e expira contando mentalmente até 6
- Faz 7 ciclos desta respiração mágica e vais ver que a tua ansiedade será controlada
Podes utilizar esta respiração em qualquer lugar e a qualquer hora. O ritual é uma forma de o tornares num hábito, mesmo quando não tens ansiedade.
Add comment