Vamos então arrancar com uma série de posts sobre os chakras começando hoje pelo chakra da raiz.
Esta é uma temática que já me pedem há algum tempo e se tens acompanhado o Instagram, sabes que tenho feito semanalmente uns reels (vídeos curtinhos) com sugestões de alguns cristais para os chakras, no entanto decidi aprofundar cada um dos chakras aqui no blogue.
A palavra chakra significa “roda” e segundo o hinduísmo e o budismo, os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.
O registo mais antigo dos chakras chega-nos dos Vedas, escrituras sagradas do hinduísmo, que surgiram no século 2 a.C. Em alguns textos os Vedas referem 32 chakras e outros textos referem 88 mil, no entanto aqueles tidos como principais são 7 e situam-se ao longo da nossa coluna vertebral.
E hoje vamos falar sobre o Chakra da Raiz
Um chakra extremamente importante que representa estabilidade e está intimamente ligado ao nosso instinto mais básico de sobrevivência. Acredita-se que os chakras acompanham o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos e fazem parte do nosso crescimento, assim o chakra da raiz começa a desenvolver-se desde o momento da gestação até aos 12 meses e é por isso que está muito associado a necessidades básicas como comer e dormir.
O chakra da raiz que em sânscrito é conhecido como Muladhara, fica situado na base da coluna na zona do cóxis, é representado pela cor vermelha e o seu elemento é a Terra.
Quando está alinhado é um chakra que nos traz entre outras coisas, coragem para superar desafios, capacidade de decidir, motivação, potência e um corpo forte e ágil.
Quando está desalinhado deixa-nos mais apáticos, muito indecisos, focados no medo e na sensação de não pertença e muitas vezes provoca bloqueios físicos ao nível da nossa lombar.
Assim uma boa forma de trabalhares e equilibrares o teu chakra da raiz é: acampar, fazer uma caminhada na natureza, andar descalço na terra usares cristais. Deita-te de barriga para baixo, coloca o cristal na zona do chakra da raiz, faz algumas respirações e visualiza a sua energia de cor vermelha a circular sem qualquer bloqueio e a trazer-te uma grande sensação de equilíbrio e coragem.
Vamos então falar de 4 cristais para o chakra da raiz
Granada
Considerada um cristal de poder pessoal a granada tem um tom avermelhado, e simboliza vitalidade, rejuvenescimento, criatividade, atração e apetite sexual. Conhecida por despertar paixões, principalmente pela vida, é muito utilizada quando estamos apáticos, sem impulso. Por isso é um cristal perfeito para trazer também perto de nós quando precisamos de mais confiança na vida ou em projectos.
No campo mental este mineral devolve a confiança do ser, resgatando a segurança, perseverança e determinação, ou seja, a pessoa fica bem mais focada o que torna maravilhoso para ter no trabalho.
No campo espiritual ela recarrega as nossas baterias, principalmente quando sentimos que estamos cansados por conta das atividades de trabalho.
Mantra para usares com este cristal: “Eu tenho segurança e estabilidade”
Jaspe Vermelho
O Jaspe Vermelho é uma das pedras mais queridas desde os primórdios. Os gregos olhavam para ele como a pedra do poder e do ensino supremo.
O Jaspe vermelho é uma poderosa pedra de força, que trabalha o nosso instinto de sobrevivência, traz força e vitalidade para a tomada de decisões e é uma pedra muito potenciadora da sexualidade sendo até considerada afrodísica.
É uma pedra maravilhosa para se colocar na água do banho, pois ela traz energia vital para o corpo físico e espiritual, sendo perfeita para estar em contacto com a pele.
Mantra para usares com este cristal: “Eu confio em mim”
Quartzo Fumado
Este cristal altamente enraizador é intenso, e traz com ele uma energia de poder muito forte. É mestre na ajuda para a tomada de decisões.
O significado do quartzo fumado vem de sua profunda conexão com o chakra raiz. Ao equilibrar este centro de energia, o Quartzo Fumado oferece uma sensação de estabilidade e segurança, o que explica porque tem um efeito de enraizamento tão forte a quem usa este cristal.
Este é um cristal para trabalhar o desapego. Quando tens muita energia acumulada, há pouco espaço para nova energia entrar. Para abrir espaço para coisas melhores chegarem, é importante deixar para trás aquilo que não nos serve – sejam pensamentos, crenças, comportamentos, sentimentos ou memórias. Assim, trabalhar com um quartzo fumado é uma excelente forma de irmos bem fundo no nosso desenvolvimento pessoal.
Mantra para usares com este cristal: “O meu corpo é forte e saudável”
Ágata Turritella
A Ágata Turritella é muito especial, pois podemos encontrar nela pequenos caracóis fósseis que viveram na terra há 50 milhões de anos, assim esta é uma pedra que pela sua história está profundamente ligada à mãe terra, ao crescimento e mudança do nosso planeta e por isso é uma pedra muito forte de enraizamento.
Este é um cristal muito indicado para trabalhar na identificação de padrões que queremos mudar ou eliminar, ajuda a ultrapassar medos e é também perfeita para o trabalho espiritual como a meditação, pois favorece muito a concentração e capacidade de sintese.
Fisicamente a Ágata Turritella está também ligada ao sistema digestivo, contribuindo para uma boa digestão e favore também um bom funcionamento da vesícula biliar e pâncreas.
Mantra para usares com este cristal: “Estou profundamente enraizada/o com a terra”
Espero que tenhas gostado deste post e que acompanhes os próximos onde te irei falar dos restantes chakras
Se gostaste deste artigo, partilha-o no Pinterest
Imagem chakra da raiz retirada do site aura.