O mundo dos cristais é absolutamente maravilhoso e entusiasmante, mas é um facto que é provavelmente um dos que mais coisas contraditórias traz com ele e hoje vou partilhar contigo 3 mitos no mundo dos cristais.
E se um dos problemas é o facto da Cristaloterapia não ser uma área linear onde um cristal serve a todos, também é verdade que muitos destes mitos são propagados exatamente por quem trabalha / vende cristais com o desejo de criar uma certa dependência nas pessoas.
Ainda me lembro quando no início deste ano num workshop eu falava sobre o cuidado que temos de ter ao colocar cristais na água porque há muitos que não se podem molhar e uma senhora mostra-me uma hematite completamente enferrujada e diz-me: “Ah então é por isso que este cristal está assim, é que a pessoa a quem comprei disse-me que isto eram más energias e precisava de outro.”
Podia dizer-vos que ao ouvir isto tinha ficado incrédula mas não
Infelizmente sei que isto e muito mais acontece, porque existem muitas pessoas que acham que para vender cristais basta ler uns livros e copiar informações retiradas de mil sites diferentes da internet e já está.
Ora foi exatamente por isto que comecei a estudar o mundo dos cristais, porque em 2016 me senti completamente perdida com a informação que existia. E acima de tudo sentia que se usavam as crenças das pessoas para as enganar e isto sempre foi uma coisa que eu quis contrariar. O meu objetivo sempre foi mostrar de forma honesta que o mundo dos cristais é muito mais simples do que aparenta ser e com muito menos mitos do que aqueles que são espalhados.
E essa é a razão porque desde 2018 tenho feito formações anuais na área da cristaloterapia – podes consultar o meu percurso nesta área na página sobre mim. Para me continuar a atualizar e te poder entregar todos os dias a melhor informação possível.
Assim sendo vamos aos 3 mitos no mundo dos cristais que mais correm por aí.
1 – A Turmalina Negra não pode ser usada acima da cintura
Se existisse um prémio para o maior mito este sem dúvida levava o primeiro lugar. É dos mitos mais antigos e dos que perduram mais no tempo e a verdade é que não há semana em que eu não receba esta questão e fico sempre a pensar: porque raio isto continua a acontecer.
Malta se houver uma única coisa que podem levar daqui é a de que: os cristais não nos fazem mal. Os cristais possuem uma vibração individual e que consoante a fase em que estamos ou o que precisamos podem ou não ser mais ou menos indicados.
O mito da Turmalina vem porque supostamente não se devem usar cristais dos chakras básicos nos chakras superiores porque é uma energia mais densa e que pode provocar bloqueios. Mas tudo isto é muito utópico porque entramos nos podes e nos talvez e eu gosto de factos.
Um facto é que a Turmalina Negra é um dos melhores cristais para absorver energia electromagnética e radiação por exemplo de telemóveis. Ora se nós passamos imenso tempo da nossa vida ao telemóvel com ele quase na nossa cara, utilizar uma turmalina negra ao peito é uma excelente forma de bloquear o excesso destas radiações.
E depois, imaginando que alguém tem dificuldades em ter um discurso coerente e precisa de mais enraizamento nas palavras para fazer uma apresentação por exemplo, sem dúvida que a junção Turmalina Negra e Ágata azul Rendada é uma excelente opção.
Por fim a minha regra é sempre: como te sentes? Usas e sentes-te bem? Então usa. Seja Turmalina Negra, Citrino, Quartzo ou o que tu quiseres, se usas e te sentes bem, então esquece os mitos e usa ok. Não te vai acontecer nada, não vais desmaiar nem cair de uma escada.
2 – OS CRISTAIS SÃO MÁGICOS, VISUALIZA E ESPERA QUE ACONTEÇA
Se eu te disser: Sonha todos os dias com o euromilhões. Sonha mesmo, visualiza tudo, o boletim, os números, o prémio a sair e tu nas caraíbas numa cama de notas de 500 euros. Agora basta acreditar e esperar. O que é que tu me dizias? Que eu estava a gozar contigo, certo?
Por mais que visualizes se não fores jogar qual a hipótese de te sair um boletim premiado? Garanto-te que é exatamente 0. Ora isto aplica-se da mesma forma ao trabalho com os cristais.
É um facto que os cristais são ferramentas energéticas e que é possível programá-los para que retenham informação e a expandam, o nosso amigo e cientista Marcel Vogel sabia bem disso.
Agora também é um facto que os cristais não vieram do reino do Harry Potter em forma de varinha mágica onde tu imaginas e tudo acontece. Se pensares em energia de cada vez que tu te mexes existem uma série de particulas que compõe o nosso universo que se movem também, assim sendo e baseando-nos na lei da co-criação nós temos capacidades infinitas de criarmos o que quisermos mas temos de nos mexer para isso.
Os cristais são ferramentas energéticas que podem ser usados para trabalhar no nosso corpo físico, espiritual e a nível de programação onde tu podes incutir uma espécie de comando. Mas se depois ficares ali à espera não existe fluxo de energia a correr e portanto a tua intenção fica ali guardadinha no cristal à espera que tu tomes uma ação.
Portanto os cristais são boas ferramentas mão não são mágicos.
3 – OS CRISTAIS CURAM DOENÇAS
Há uns tempos li que um certo cristal curava a coluna e fiquei sem saber o que pensar, mas depois percebo que isto é de facto alimentado por esta industria.
A verdade é que já perdi a noção ao número de vezes que recebo mensagens de pessoas à procura de cristais para a ansiedade ou mesmo de uma qualquer cura para esta questão também no Yoga. E eu que fui diagnosticada com Síndrome do Pânico em 2013 sei bem a importância que é sermos devidamente acompanhados medicamente falando.
Aquilo que eu digo sempre é que é importante a pessoa procurar ajuda médica seja em que tipo de patologia for e depois se quiser complementar o tratamento ou a jornada que está a fazer com cristais está tudo certo.
Sim há cristais que pela sua composição quimíca produzem um efeito calmante e são uma boa escolha para trazemos, da mesma forma que há cristais mais enérgicos para potenciarem o nosso humor ou criatividade, mas todos eles são um complemento ao trabalho que deves fazer com profissionais de saúde e ao teu próprio trabalho pessoal.
Se os cristais podem ajudar a melhorar certos sintomas como a TPM, falta de concentração, dificuldade em adormecer entre tantos outros: sim. Se são a cura só por si para doenças: não. E isto é importante de ser esclarecido para que se pare de colocar propriedades milagrosas em minerais que podem ser ferramentas de trabalho muito importantes mas não são nenhuma cura mágica.
Espero que tenhas gostado deste artigo com 3 mitos no mundo dos cristais. Se tiveres alguma sugestão de algo que gostavas que eu escrevesse partilha comigo nos comentários ou envia-me um e-mail.
Add comment